quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pacifismo o caralho!

Sempre tive uma opinião muito crítica quanto ao apelo à serenidade do povo nas manifestações.
Tenho para mim que a presença da polícia deve ser vista pelos manifestantes como o músculo daqueles contra os quais se vão, passo a redundância, manifestar. O pacifismo garante o repouso do músculo, tornando este SÓ num factor inibidor para prevenir aquilo que é, em última instância, o objectivo da manifestação: trazer uma mudança. Assim, uma manifestação pacífica não passa de um grito no deserto. Inócuo.

A polícia, tal como um músculo, é preparada e treinada para situações de potencial conflito, como uma manifestação. Já o manifestante não.
O polícia é polícia por opção. Já o manifestante manifesta-se por não ter opção.
Logo aqui há uma relação desigual.
A polícia vai preparada para o confronto (vejam-se os capacetes, os escudos, os coletes, os bastões, etc...). O manifestante, e aqui temos duas variedades é certo, ou leva cartazes e bandeiras, ou leva calhaus na mão (falando só no nosso jardim à beira mar plantado). Nos dois casos temos uma característica comum: o "amadorismo".
Já na polícia temos SEMPRE o profissionalismo, e muita vezes exacerbado.
Portanto, os apelos ao pacifismo numa manifestação, para mim, não passam de balidos de ovelhas amedrontadas.

Uma senhora com quase 50 anos, enquanto se manifestava pacificamente contra algo que nos afecta a todos, foi brutalmente agredida antes de ser detida. Sem qualquer razão. O seu pacifismo foi imediatamente esmagado pelo excesso de zelo de um básico polícia (que o é por opção), acompanhado por mais cinco (5!) dos seus colegas.

Devemos permanecer pacíficos?

Devemos condenar o arremesso de um calhau dirigido à viseira do capacete de um PROFISSIONAL PREPARADO e protegido por um equipamento PAGO POR TODOS NÓS, profissional esse que é TAMBÉM PAGO para nos calar QUANDO NOS SENTIMOS JÁ AMORDAÇADOS?
Não, não devemos condenar.

Se lá estão é natural que sejam apedrejados.


Esta "DEMOCRACIA" já tresanda a joelhos na cabeça e algemas nos pulsos dos que são roubados.
Está na hora de acabar com os pacifismos.

Sem comentários:

 
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa