sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pequenos Passos - Parte I

Acho que estamos a chegar ao fim. Os sintomas sucedem-se um após o outro. Ou é o escândalo da corrupção na política, a enésima falha da justiça, o empresário que distribui luvas pelos "amigos" influentes, as violações e reduções constantes dos direitos dos trabalhadores... enfim. Os exemplos são muitos. Ou, para mim, os suficientes.
George Carlin disse em tempos que a humanidade está a rodar à volta do ralo. Somos a água a descer em espiral à volta do ralo da bacia e a espiral está a tornar-se cada vez mais curta nas suas revoltas, rápida na frequência e íngreme na queda. Como espiral que é.

Quando questionado sobre quais as alternativas que via para o Homem, já que no modelo actual o desemprego, a escassez de alimento e água serão realidades às quais, a médio prazo, nos teremos que habituar, o jornalista Daniel Estulin diz algo que me dá algum alento. Daniel Estulin tem-se debruçado de há uns bons dez anos a esta parte sobre o Grupo Bilderberg. Tem pelo menos um livro escrito mas eu só conheço o seu trabalho pelos artigos e entrevistas que vi na net. Para ele, o Homem conseguirá ter sucesso se recorrer à auto-suficiência organizando-se em pequenas comunidades. Eu também sou da mesma opinião e ao que parece há mais gente a pensar assim.
Tropecei há dias num site curioso, o RadicalRelocalization.com. E deste site fui para um outro, o TransitionTowns.com. Nestes sites vi que as pessoas se estão a organizar e isso parece-me bom. Já sabia que algumas cidades americanas tinham criado moedas locais para dinamizarem a  economia local, mas não sabia que este "movimento" estava tão difundido. Confesso que fiquei contente. Só me chateou o facto de nos sites pedirem dinheiro pelos livros e afins. De qualquer forma a ideia de que há grupos de pessoas que querem e promovem a subsistência em comunidade baseada nos recursos naturais e humanos dessa comunidade parece-me bastante animadora. Já agora, era injusto falar nestes projectos e não mencionar os 30 años de história anarca de Marinaleda.

Neste momento acho que temos duas opções:
- resignarmo-nos, sermos subjugados e fingir que o progresso é assim mesmo (desde que a próxima televisão no mercado seja FULL HD 3D & BIMBY Compatible);
- ou tornarmo-nos activos em comunidade. Como? Talvez estudando outros exemplos de comunidades e tentar aplicá-los à realidade local... por exemplo.
A opção de nos mantermos como ferramentas produtivas neste sistema que já mostrou estar falido é o mesmo que aceitarmos perpetuar a nossa actual condição de escravos. A qualidade de vida que conhecemos hoje é superior àquela que vamos ter amanhã que, por sua vez, será superior à do dia seguinte. E assim por diante. Só não vê isto quem não quer (ou quem está à espera da próxima televisão no mercado).
Optar pelo activismo local para desenvolver uma forma de subsistência devidamente sustendada pelos recursos disponíveis é a maneira que temos de garantir que a falência do sistema não se reflecte directamente nas condições e qualidade de vida de uma comunidade. E é também a maneira de abandonarmos a condição de escravos. Além disso, tem o lado bastante importante de ser uma forma de resistência passiva contra o actual sistema. É como dizer: "Já não gostamos desse jogo, nem tão pouco concordamos com as regras, portanto, NÓS não jogamos". Mas isto tem que ser dito no plural. No singular é impossível... ou efémero.

O meu pessimismo diz-me que já não há saída. As vozes necessárias para dizer "NÃO JOGAMOS!" estão demasiado dispersas, diluídas num mar imenso de cegos que não querem ver e que vão continuar a alimentar a máquina, iludidos com a ideia da liberdade que na verdade não têm. Convencidos que a liberdade está numa bandeira.
Tudo está bem enquanto se pagar a prestação da casa e do carro... o resto não é connosco... transcende-nos. O resto é para eles, os políticos, os economistas, os gestores e administradores decidirem, eles que são os estandartes da bandeira. É com este pensamento que temos sido impregnados: somos naturalmente incapazes e devemos delegar em terceiros a responsabilidade de nos organizarmos. E é este pensamento castrador que nos impede de progredir. 

5 comentários:

Maria da Silva disse...

...pois é, temo que estejas certo,já não há saída, tarde de mais! O ser humano só reage quando é encostado conta a parede... acho mesmo que só vamos "acordar" quando tivermos de passar fome...
Estou preocupada, já semeei e plantei a minha horta!!!

O que mais me zanga é que todos sabem o que é necessário para mudar este esquema estúpido mas ninguém faz nada...

Abraços

Maria

Auto disse...

Obrigado pelo comentário Maria.
Percebeste o meu medo... e a minha tristeza. É que é isso mesmo que eu penso: o ser humano tem que ficar encurralado para se mexer, para reagir. Parece-me que vai ser preciso, de facto, que falte a comidinha na barriga para que a malta comece a acordar.
O que te zanga a ti também me zanga a mim, mas também me faz olhar para o meu umbigo e perguntar "e tu?! o que vais fazer?!". E respondo-me "Ainda não sei...". E depois zango-me comigo mesmo :)

Mais uma vez obrigado pelo comentário e pela visita.

B

Maria da Silva disse...

...e o petróleo?
O petróleo pode estar a desaparecer e quando isso acontecer estamos tramados de vez porque sem ele não conseguimos viver praticamente...daí os EUA andarem há anos em guerras, a matar pessoas sem dó nem piedade, para conseguirem mais e mais petróleo...
Que estupidez, podia haver energia gratuita pra todos...porque é
que os verdadeiros poderosos não tomam consciência??? É mesmo necessário continuar a escravizar as pessoas?
E que tal aproveitar esta fase de "crise" para mudar todo este esquema bárbaro de consumo exagerado de recursos e desperdicio???

E agora esta dos impostos extraordinários sobre os salários????!!!!...

"Governo lança imposto extraordinário sobre salários .....

Neste plano mais ambicioso está o aumento da carga fiscal, e que começará pelos rendimentos de trabalho, para além do que já se paga em IRS, será criada uma tributação autónoma a título extraordinário para todos.

A taxa a aplicar será de 1% para quem ganhar até cinco salários mínimos, ou seja, 2375 euros por mês. Quem ganhar acima disto pagará 1,5% de imposto extraordinário todo os meses.

Desta forma, Governo e PSD evitam uma tributação especial apenas sobre o subsídio de Natal e fora deste agravamento dos impostos sobre os rendimentos fica apenas quem recebe o salário mínimo. "

Aiiiiiiiiiiii !!!!!! O MEU SALÁÁÁÁÁÁRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO................!!!!!!!!!!!!!!!
ISTO É UMA VERGONA,... DESCONTAR 1% A QUEM GANHAR ATÉ 2375€ POR MÊS??????
E MESMO IGUAL GANHAR 500,600, 700€ OU ATÉ 2000€ OU 2300 E TAL... É IGUALZINHO....

Estou convencida que nos continuam a mentir na TV, sobre o verdadeiro estado finaceiro de Portugal mas...

Abraço e continua alerta!

NOVA ESQUERDA - Movimento para uma Nova Sociedade disse...

Confessamos o crime!
Roubamos este texto!

http://movimentonovaesquerda.blogspot.com/2010/05/tudo-isto-e-muito-menos.html

Auto disse...

Não é roubo. É partilha.
Obrigado.

 
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa