domingo, 14 de março de 2010

Ainda a Madeira - Más Interpretações

Segundo consta, uma capela foi totalmente destruída na enxurrada. Sobrou o local onde tinha sido erguida, um crucifixo e o boneco duma santa. Mais nada. Tudo o resto foi levado ladeira abaixo. O facto do crucifixo e do boneco terem sido poupados foi logo tomado pela população como um milagre. Houve portanto uma "força divina" que quis salvar um bocado de cerâmica pintada e um pedaço de ferro e borrifar-se para umas quatro ou cinco dezenas de vidas humanas. São prioridades e cada um tem as suas. Seguindo esta lógica, pode-se comparar esta atitude perante uma catástrofe à situação de um pai que a meio da noite vê que a casa está a arder e, em vez de acordar os filhos, salva os quadros e os bibelots.
É por esta e por outras que seres e forças divinas não me convencem.
Para o padre lá do sítio, no entanto, tudo isto foi um sinal. Um sinal de que a "força divina" quer uma nova capela construída naquele mesmo local. Isso mesmo. O caro (e único) leitor leu muito bem. O senhor padre quer a capela reconstruída naquele mesmo lugar. Ali, onde passou uma quantidade de água gigantesca fruto de um fenómeno natural, capaz de derrubar uma casa e de levar vidas humanas. O pároco afirmou-o perante as câmeras. Não consigo encontrar nada de vídeo na net para comprovar o que vi na TV, mas encontrei isto no "Jornal da Madeira": «“Quando soube do resgate da Imagem fiquei impressionado. Interpreto tudo isto como uma sinal de reconstrução e da vontade de Nossa Senhora em permanecer ali. Sem a capela, este Largo das Babosas fica vazio”, considera.»
Eu tenho para mim que há aqui uma má interpretação. Acho que, existindo o tal ser divino, a mensagem que ele estaria a querer passar seria: "...Vejam! Neste sítio só se safam o ferro e o barro!!! Pirem-se daqui! De vez em quando passa aqui muita água! ...E não é por ser de cem em cem anos que vocês humanos devem ficar espantados! ...Usem a vossa inteligência para construir... até os santuários!"

1 comentário:

Tarelho disse...

"santa" ignorância a dos portugueses... Esta' tudo dito

 
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa