sábado, 23 de janeiro de 2010

Cass Sunstein

Nunca tinha ouvido falar neste exemplar até ter visto as notícias ontem no American Free Press. (Vi mais aqui e aqui) Segundo o artigo, o Sr. Sunstein é da opinião que blogues, redes sociais e outros que defendam teorias da conspiração devem ser calados. São prejudiciais ao bom funcionamento da sociedade e da democracia. Esta opinião não é única e mais exemplares há que partilham desta visão e não encontro nisso qualquer problema. A democracia está viva quando todos exprimem o seu pensamento. O problema é que o Sr. Sunstein foi escolhido pelo Sr. Obama como o seu chefe do “Office of Information and Regulatory Affairs” (Teve que ser assim porque não consigo traduzir correctamente a pasta que lhe foi entregue... os Regulatory Affairs trocaram-me as voltas). E um senhor com este pensamento, encarregue de uma pasta de Informação e “Regulatory Affairs”, não é lá muito bom sinal...
O medo da proliferação de sites, blogues e redes sociais onde boatos e rumores ganham a dimensão de crenças, justificam as intenções do Sr. Sunstein, de regular a informação na Net. O Sr. Obama, pela mão do Sr. Sunstein, assume assim que a melhor forma de evitar a disseminação do rumor é calar a boca que o profere. Na minha eterna ignorância pensava que a melhor maneira de acabar com um rumor era com a verdade. Calar bocas que não dizem o que queremos ouvir, seja verdade ou não, parece-me um pouco opressivo. Tudo o que é claro e transparente não é propício ao rumor e ao boato. E se há rumores e boatos, devem ser esclarecidos e depois apagados. Ou melhor, apagam-se depois de esclarecidos e clarificados. Este seria um método para terminar com os boatos e as teorias da conspiração. O Sr. Obama prefere a mordaça. São opiniões e a dele vale bem mais que a minha... (por isso é que ele tem a Sala Oval e eu escrevo desabafos num blogue)
Uma medida deste calibre, de regular a informação na Net, é muito polémica. Para que tenha pernas para andar, a opinião pública precisa de estar ao lado do Sr. Obama. Estou curioso para ver a manobra que vão usar para justificar à malta que não são só os sites islâmicos anti-E.U.A que a Casa Branca quer vigiar... também quer saber o que dizem e pensam os "compatriotas subversivos".
Já lá vão uns aninhos que não eram tão transparentes quanto às perseguições políticas. Ao menos nesta parte não dão azo a rumores.

Sem comentários:

 
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa